terça-feira, 25 de junho de 2013

Conheça um pouco deste título exclusivo para PS3 The Last of Us


The Last of Us é um jogo eletrónico na terceira pessoa de aventura/acção com elementos de sobrevivência e de horror. Desenvolvido pela Naughty Dog e lançado no dia 14 de Junho de 2013 em exclusivo para a PlayStation 3.4 Foi anunciado oficialmente em 10 de Dezembro de 2011 durante os Spike TV Video Game Awards.

O jogador controla Joel (voz de Troy Baker), a percorrer os Estados Unidos num ambiente pós-apocalíptico em 2033, que tem como missão escoltar a jovem Hellen (voz e movimentos de Ashley Johnson) até um grupo de resistentes amigáveis, os Fireflies. O jogador tem de se defender contra criaturas do género zombie infectadas com o fungo cordyceps, bem como bandidos e canibais humanos hostis, usando armas de fogo e métodos de infiltração melhoradas com capacidades como representações visuais de som para conseguir ouvir as localizações dos inimigos. O jogador também pode fabricar armas e recursos médicos combinando itens encontrados pelo mundo.

Antes do lançamento do jogo, The Last of Us recebeu aclamação universal. Actualmente detém uma pontuação de 95 no Metacritic e de 94.58% no GameRankings. Recebeu pontuações perfeitas de várias publicações. Os criticos elogiaram vários dos aspectos do jogo, incluindo a jogabilidade baseada em escolhas, acção realista, profundidade emocional e som. Várias publicações declararam o jogo como uma obra-prima,8 9 e um titulo muito significativo para a sétima geração de consolas.


The Last of Us usa uma perspectiva de terceira pessoa. O combate desenvolve-se primariamente em corpo-a-corpo. As armas do jogo são degradáveis e os projécteis serão rudimentares, como um tijolo. Enquanto as armas de fogo podem ser procuradas, a sua munição é muito escassa. A Naughty Dog assegurou que em The Last of Us nunca irá resultar no jogador a correr pelo ambiente a disparar sem cuidado e em automático. A saúde não regenera, forçando o jogador a ser mais conservador. A ênfase em expor a fragilidade do jogador ajuda a acentuar a pressão para sobreviver num mundo áspero.

O jogador controla Joel, enquanto Ellie, controlada pela AI, permanece junto a Joel durante grande parte do jogo. O modo cooperativo não irá existir no jogo, no entanto a Naughty Dog afirmou que The Last of Us não é "uma grande missão de escolta." Ellie é uma personagem de suporte em vez de uma vitima frágil: por exemplo, ela pode chamar inimigos para Joel e ajudá-lo atirando objectos como tijolos. Ellie pode morrer, mas também pode defender-se até certo nível, usando armas ou a sua astucia para escapar ao perigo.

Durante o jogo, o jogador é obrigado a confrontar-se com os Infectados (ex-humanos infectados com um fungo) e com os Sobreviventes (humanos, que apesar de não estarem infectados são também hostis). Cada tipo de inimigo tem padrões de AI muito distintos, com os humanos a serem particularmente competentes: conseguem trabalhar juntos, confiando informação importante uns com os outros, conseguem fugir, trocar de táticas dependendo se Joel tem uma arma de fogo ou uma arma branca, e até se podem render se souberem que já estão derrotados. Acima de tudo, a AI inimiga é muito adaptável, oferecendo muitas variáveis dinâmicas com a qual o jogador se vai confrontar. A Naughty Dog designou a sua programação da AI com o nome "Balança de Poder".


O jogo também contempla uma gestão de inventário e um sistema de combinação de objectos. A qualquer altura, Joel pode abrir a sua mochila para combinar ou usar objectos, como por exemplo para fazer um coquetel molotov.

Ao contrário de Uncharted, os jogadores podem interagir com objectos no ambiente por causa da história de fundo ao invés da sua mera progressão. Por exemplo, quando os jogadores vêm um poster de um filme, podem escolher interagir com ele ou não. Os itens com a qual o jogador pode interagir ficam iluminados.

Sinopse

Elenco

Os papéis de ambos os personagens principais do jogo, Ellie e Joel, são interpretados por Ashley Johnson e Troy Baker. Joel é um sobrevivente, contrabandista e anti-herói, e Ellie é uma menina de 14 anos muito sábia para a sua idade, mas não tem memória do mundo pré-apocalipse.

Cenário

The Last of Us começa numa zona de quarentena em Boston, vinte anos depois da praga. A órfã de 14 anos, Ellie, vive numa pequena casa de madeira, e Joel, um traficante que vende drogas e armas no mercado negro dentro da zona de quarentena. Num evento desconhecido acontece e Joel promete a um amigo que está a morrer que irá proteger Ellie e ajudá-la a escapar. Assim ambos saem da zona de quarentena, e o jogo começa a percorrer várias áreas dos Estados Unidos, incluindo a cidade de Pittsburgh pós-apocalíptica e outras localizações agora reclamadas pela natureza. Evidentemente, as coisas viram para pior, quando os militares depressa se apercebem da sua fuga e começam a persegui-los. Depois de um esconderijo deixar de ser seguro, Joel e Ellie continuam a sua viagem pelos Estados Unidos, e as suas tentativas desastrosas para escapar às forças da lei começam-se a desdobrar. Ao longo do caminho, o duo também terá de enfrentar vários inimigos, desde humanos infectados a outros sobreviventes como caçadores ou ladrões.

Desenvolvimento

O jogo foi publicitado antes dos Spike Video Awards em 29 de novembro de 2011, com publicidade na Times Square mencionando "um exclusivo PS3 que você não vai acreditar".16 Trailers iniciais mostraram um evento apocalíptico, incluindo motins, epidemia, quarentena, violência e assim como um clipe do programa da BBC "Planeta Terra" mostrando uma formiga infectada com Cordyceps unilateralis, um fungo perigoso parasita que normalmente mata os insetos, como formigas.

Nos Game Awards da Spike TV, a Sony revelou oficialmente o jogo, um novo IP da Naughty Dog. Um trailer da jogabilidade, descrito como retirado da PS3, mostrou um homem e uma adolescente a revistar e a matar outros sobreviventes, o que parecia ser pessoas com o crescimento de fungos incomuns, antes de se dirigirem para uma cidade em ruínas cobertas de vegetação que lembra o filme I Am Legend.

Logo após a inauguração, co-presidente da Naughty Dog, Evan Wells, comentou no Blog PlayStation mais alguns detalhes:
"The Last of Us é uma experiência de gênero-definindo que mistura elementos de sobrevivência e de ação para contar a história de uma personagem e de uma praga moderna que dezima a humanidade. A natureza invade a civilização, forçando os sobreviventes restantes para matar por comida, armas e tudo o que podem encontrar. Joel, um sobrevivente cruel, e Ellie, uma jovem corajosa adolescente, devem trabalhar juntos para sobreviver na sua jornada que resta dos Estados Unidos."

O anúncio também confirmou que o novo projeto está sendo liderado pelo diretor dos estúdios Bruce Straley e o diretor de Uncharted 2: Among Thieves Neil Druckmann. O designer de Enslaved: Odyssey to the West, Mark Richard Davies, também tem estado a trabalhar no jogo.20 Depois de Uncharted 2: Among Thieves ser editado em 2009, alguns elementos da equipa de produção formaram a equipa de The Last of Us, enquanto que os que ficaram começaram a produzir Uncharted 3: Drake's Deception. The Last of Us marca a primeira vez que a Naughty Dog tornou-se um estúdio de duas equipas.15 Também é a primeira vez que o estúdio introduziu uma segunda IP na mesma geração de hardware.

Neil Druckmann afirmou que os papéis de ambos os personagem principais do jogo, Ellie e Joel, seriam interpretados por Ashley Johnson e Troy Baker.

Numa entrevista ao USA Today, o co-presidente da Naughty Dog, Christophe Balestra disse que estão a tentar mover os videojogos para uma área elevada e respeitada da mesma forma que um filme. "Nós queremos redefinir como os nossos produtos são chamados," disse Christophe Balestra. "Videojogo já não é o termo correcto. Não é necessariamente um jogo com regras e um vencedor ou perdedor. É uma experiência." O artigo confirma que Last of Us é de fato uma experiência "cinemática" na terceira pessoa.

Bruce Straley, diretor de The Last of Us, afirmou numa entrevista à revista GameInformer que o jogo "irá ter algum tipo de componente online".Mais tarde, em junho de 2012, em entrevista ao Examiner, Neil Druckmann, diretor criativo em The Last of Us, confirmou que o jogo vai ter modo multijogador e que a campanha não irá ter modo cooperativo.6 Em 8 de maio de 2013, a Sony confirmou que o jogo será lançado no Brasil em português.

Concepção

O conceito de The Last of Us surgiu depois de se assistir a série documental da BBC "Planeta Terra", que mostrou formigas infectadas com o fungo Cordyceps unilateralis, resultando em ocupar o seu cérebro e produzir crescimentos na sua cabeça, a ideia de que o fungo pode infectar os seres humanos tornou-se a ideia inicial para o jogo. Grandes inspirações artísticas incluídos nos filmes No Country for Old Men e The Road, a banda desenhada The Walking Dead e o romance City of Thieves. A GamesRadar também apontou como inspirações a versão cinemática de I Am Legend, The Road e a versão televisiva de The Walking Dead, assim como 28 Days Later e os filmes Children of Men e The Day of the Triffids.

Enquanto a epidemia de fungo é o cenário principal do jogo, The Last of Us não é um "jogo de zombies", mas "uma história de amor como um relacionamento um pai-filha", influenciado em parte pela seqüência entre Nathan Drake e Tenzin, o seu guia tibetano, em Uncharted 2. Joel é um sobrevivente e anti-herói, e Ellie é uma menina de 14 anos sem nenhuma memória do mundo pré-apocalipse.

O compositor para o jogo será Gustavo Santaolalla, duas vezes vencedor de um óscar cujos créditos incluem O Segredo de Brokeback Mountain e Babel. A equipe queria focar mais na emoção com a trilha sonora, ao invés de horror.

Aquando da do lançamento do vídeo inicial de Dead Island, a equipe estava preocupada que os dois jogos seriam muito semelhantes, tanto a explorar o lado humano e emocional num evento apocalíptico. No entanto, no lançamento do jogo acima mencionado, a equipe percebeu que a jogabilidade não era parecida do que encontrada no vídeo; pelo contrário, o designer Neil Druckmann sente que o video de The Last of Us "é muito representativo do que nós iremos fazer".15 Druckmann também afirmou que ele quer que a história de The Last of Us levante a franquia para desenvolvedores de jogos de vídeo, porque que ele sente que o padrão de narração de histórias não é tão bom como deveria ser dentro da indústria.

O produtor mostrou uma amostra longa da jogabilidade na conferencia de imprensa da Sony na Electronic Entertainment Expo de 2012.

Durante a PAX 2012 foi mostrado um novo video que dava destaque à exploração através de objectos interactivos, enigmas ambientais, a "Balança de Poder" da IA e aspectos dinâmicos sobre as acções furtivas que se poderão usar para planear a sobrevivência de Joel e Ellie.29 Um novo video foi dado a conhecer durante os Spike Video Game Awards de 2012. No video foram mostrados novos ambientes, mecânicas de jogo e outros detalhes da história.

Vendas

Nas primeiras semanas de vendas de The Last of Us foram vendidas cerca de 1,3 milhões de cópias, fazendo do jogo, até à data, o maior lançamento de videojogos em 2013.
Prémios

Depois da E3 de 2012, The Last of Us foi muito aclamado pela critica recebendo diversos prémios.



Fonte: wikpedia

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